0800 761 8634 0800 761 8634

A importância do Consultor Financeiro no Divórcio

A importância do Consultor Financeiro no Divórcio

Um erro comum nos divórcios é deixar para contratar um consultor financeiro só no final do processo, quando o acordo já foi finalizado. Porém, a verdade é que eles podem ser de grande valia para auxiliá-la a chegar a um bom acordo.
Um bom consultor financeiro trará para o seu conhecimento detalhes que você sozinha não seria capaz de perceber e com isso poderá evitar que você cometa muitos erros consideráveis. Abaixo, segue uma lista apenas com alguns exemplos, já que a quantidade de possíveis equívocos é infindável.

• Lidar com os ativos financeiros sob uma perspectiva limitada, sem enxergar todo o cenário
• Manter um imóvel que você não pode bancar
• Deixar de desfazer todos os vínculos financeiros com o ex-cônjuge
• Não ter uma compreensão real dos ativos e passivos financeiros contraídos durante o matrimônio
• Não compreender quais são seus verdadeiros gastos e preparar um orçamento aquém do necessário
• Achar que uma divisão igualitária é a forma mais justa de resolver o acordo de divórcio
• Não ser capaz de avaliar a relação risco-benefício na hora de fazer a compensação dos bens
• Ter uma expectativa irreal em relação ao estilo de vida que terá após o divórcio
• Não compreender o verdadeiro valor do plano de pensões e benefícios que o seu marido tem direito
• Deixar de ficar com uma parcela do fundo de aposentadoria, ao qual você teria direito
• Abrir mão de uma pensão em troca do imóvel residencial da família
• Não levar em consideração o impacto tributário sobre seus novos ativos
• Deixar de alterar as apólices de seguros, investimentos e planos que possuíam de forma conjunta
• Deixar de buscar garantias para os pagamentos que garantirão a manutenção das apólices
• Não entender a liquidez dos ativos
• Deixar de levar em consideração a sua segurança financeira no longo prazo
• Ignorar o impacto da inflação e dos impostos no longo prazo, alimentando expectativas irreais em relação ao retorno dos investimentos
• Deixar de desenvolver um plano financeiro pós-divórcio

Como pôde ver, contar com um consultor financeiro é primordial. E a seguir você saberá de que outras maneiras, este profissional poderá ajudá-la.

Conhecer os Ativos
Se o seu marido tiver um bom patrimônio e investimentos variados, será necessário que você saiba quais são eles, quais os riscos que envolvem os investimentos, quais são as implicações tributárias deles, e se você poderá vendê-los, se precisar.

Você também precisará entender as projeções futuras desses investimentos e como eles poderão contribuir com sua segurança financeira no futuro, ao invés de focar apenas no valor atual desses investimentos. É muito provável que seu marido tenha um perfil de risco diferente do seu e por isso, você vai precisar de alguém que realmente entenda dos ativos para que você possa decidir o que deseja fazer com eles. Um consultor financeiro é a pessoa indicada para orientá-la nesse sentido.

Tomar Conhecimento dos Fundos de Pensão
Em alguns casos obter uma parcela do fundo de pensão ao qual seu marido tem direito é uma possibilidade e não se trata apenas de aceitar uma divisão meio a meio com base no valor atual dos fundos, pois isso pode se mostrar pouco vantajoso para você, no longo prazo. Pode parecer ser razoável, mas nem sempre o é.

Há muitos fatores a considerar quando analisamos a divisão da pensão previdenciária e ela pode representar um recurso significativo na maioria dos casamentos, portanto, conseguir o acordo justo é crucial. Apenas um consultor financeiro poderá aconselhá-la sobre essas questões. Eles irão trabalhar em parceira com o seu advogado e, se necessário, com um escrivão, para que juntos possam fazer o levantamento dos números e explicar o impacto dos fatores utilizados nos cálculos.

Calculando o Valor dos Rendimentos que Você Precisará
Para calcular o valor da receita futuro que você precisará ter, será necessário levar em consideração fatores como a inflação, os impostos e o retorno financeiro de seus investimentos, para que você não se veja com falta de recursos num futuro próximo. Deixar de levar esses fatores em consideração certamente terão um efeito devastador em relação à sua segurança financeira futura.

Um bom consultor financeiro costuma utilizar softwares específicos, que podem analisar demandas de fluxo de caixa futuras, levando em conta a inflação, os impostos e diferentes retornos de investimentos para que possa então, projetar a soma que seria necessária para o acordo que você busca.

Softwares como esses farão uma representação visual de como os diferentes fatores poderão afetar sua segurança financeira nos próximos anos. Ele vai mostrar, por exemplo, quando você ficaria sem dinheiro, o que permite que o consultor financeiro e o advogado possam estimar um montante fixo que você precisa receber no acordo, ou qual a duração da pensão que você precisará receber para enfrentar o que está por vir.

O software também pode ser usado para mostrar o quanto do fundo de pensão do seu marido será necessário para garantir que você tenha um rendimento justo na aposentadoria. Ele mostrará claramente os efeitos da inflação e dos investimentos sobre o seu capital e é excelente para ajudá-la a fazer o seu planejamento e para definir o orçamento necessário.

Os resultados desta análise e os pressupostos utilizados podem ser utilizados para produzir um relatório que será apresentado ao tribunal. O consultor, então, utilizará este software também para o planejamento financeiro pós-divórcio, para ajudá-la a definir um orçamento realista para que você viva de um modo que nunca lhe falte dinheiro. Este é o verdadeiro valor de um grande consultor financeiro.

Protegendo o Acordo
Você pode estabelecer, como parte do acordo, que o seu marido pague uma quantia para ajudar que você se mantenha até que seus filhos atinjam uma certa idade, ou que esta quantia seja paga pelo resto da sua vida. É essencial que este acordo esteja protegido por um seguro para o caso de seu marido ficar doente ou venha a falecer. É vital também, para garantir sua proteção, que você receba alguma comprovação de que ele está pagando as mensalidades do seguro para que você não tenha uma surpresa quando já for tarde demais.

Planejamento Financeiro Pós-Divórcio
Depois que o divórcio tiver sido finalizado e vocês tiverem conseguido chegar a um acordo, você estará por sua própria conta e risco, financeiramente falando. Por isso, um planejamento adequado será fundamental já que você não quer perceber, daqui a dez anos, que está sem dinheiro. Nem chegar à aposentadoria e perceber que não tem o suficiente para se manter.

Conforme descrito anteriormente, um consultor financeiro poderá auxiliá-la a chegar a um orçamento suficiente para que você tenha dinheiro agora e no futuro. Vale lembrar que você poderá precisar de ajuda para financiar os estudos universitários dos filhos.

Pode ser que você tenha recebido uma quota do plano de aposentadoria do seu ex-marido como parte do acordo e ele precisará ser investido em seu favor. Pode ser o caso de você ter mais dinheiro e bens agora do que jamais teve e embora isso possa não parecer um problema, ter um aumento de patrimônio e não saber o que fazer com ele, pode ser algo bastante preocupante. É aí que, mais uma vez, entra em cena o consultor. O relacionamento profissional entre vocês é de longo prazo e ele poderá auxiliá-la ao longo dos anos conforme a vida for trazendo oportunidades e alguns percalços também, como acontece com qualquer um.

A relação com o advogado é diferente. Ela normalmente se encerra quando o divórcio chega ao fim. Mas, saber que pode continuar contando com um consultor de confiança trará uma sensação de segurança e contínua estabilidade e tê-lo à sua disposição desde o início do processo fará com que você evite gastar dinheiro com coisas desnecessárias. Além disso, eles poderão auxiliar e muito o trabalho de seu advogado, para que juntos, possam garantir a você o resultado que você espera e merece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validar *